Páginas

quarta-feira, 5 de março de 2014

Livro: Teardrop, Lauren Kate

Li o livro na praia, então esta é a razão da toalha, areia e tudo mais. Eu até ia tirar outra foto só que fiquei com preguiça, HEHEHE.

Sinopse: Depois de perder a mãe em um acidente no mar, Eureka acha que nunca mais voltará a sorrir. E a promessa que fez à mãe – a de nunca mais chorar – se torna quase impossível… até conhecer Ander. Louro, alto e de pele muito branca, o rapaz parece estar em todos os lugares e saber coisas que não deveria sobre Eureka. Inclusive um estranho segredo relacionado às suas lágrimas e aos três artefatos que herdou da mãe: uma carta, uma pedra e um misterioso livro que conta a história de uma menina com o coração partido. Ela chorou tanto que deixou debaixo d´água um continente inteiro. Logo Eureka vai descobrir que a antiga lenda é mais que uma história, que Ander pode estar dizendo a verdade e que sua vida pode ter um curso mais sombrio do que ela imaginou.

Essa é a segunda série da Lauren Kate, mesma autora de Fallen. Eu li Fallen e, agora, com Teardrop, achei que a escrita da autora amadureceu bastante.
Eureka é uma adolescente bastante depressiva - ela se lamenta a maior parte do tempo pela mãe ter morrido e ela não. Ela mora com o pai, a madrasta e seus irmãos gêmeos (que conquistaram meu coração, por sinal s2), mas ninguém parece reealmente entender a garota ou se importar com o que ela sente. Por causa disso, ela visita vários terapeutas mas nunca consegue se sentir entendida, e isso consome uma parte bem expressiva do livro, apesar de eu não achar essa uma característica negativa. Achei importante essa característica porque só assim a gente consegue realmente sentir o que a personagem sente, consegue mergulhar na história. A garota também tem essa coisa estranha, ela não chora nunca. E aí, quando você lê e vê isso, fica tipo: WTF? Mas depois tudo faz sentido.

Eureka também tem dois amigos - a Cat e o Brooks - e ambos são hilários. Eu, de verdade, gostei da grande maioria das personagens do livro. Cat é super extrovertida e sai com vários caras, e o Brooks é tipo aquele amigo fofo que na verdade queria ser mais que um amigo. As coisas mudam um pouco com ele depois que Brooks é engolido por uma onda, e isso gera uma certa dúvida sobre a questão: gostar ou não gostar dele?
E aí tem o Ander, que acaba aparecendo menos do que deveria durante a trama. O Ander é fofo, bonito, misterioso - resumindo, o cara perfeito - mas aparece de vez em quando, fala alguma coisa e vai embora. Por causa disso, talvez, é que eu gostei bem mais do Brooks. O Brooks é mais solto e mais divertido, enquanto o Ander é mais reservado, e a relação Eureka-Brooks é mais desenvolvida que Eureka-Ander, então talvez isso também possa pesar.

Com o Ander, porém, ela começa a descobrir bem mais sobre si mesma. Ao receber como herança da mãe um livro chamado O Livro do Amor - que conta a história de uma garota que inundou um continente com suas lágrimas - ela depois percebe que esta história tem muito mais a ver com ela do que ela pensa. E é  nessa parte (quando Eureka começa a ler o livro) que a gente começa a perceber a relação entre a história e o continente perdido de Atlântida - e essa foi, eu acho, a razão principal pela qual eu comprei o livro - e eu achei isso muuuuuito legal.

Uma outra coisa que eu percebi ao ler os livros da Lauren é que ela gosta de ambientar muito bem os personagens e, por causa disso, a trama as vezes se desenvolve meio devagar. Então o livro passa, na maior parte, com Eureka tentando descobrir o que as coisas ao redor dela querem dizer, e somente no final é que a ação acontece de fato. Mas, mesmo assim, eu achei a ideia do livro bastante original e acho que vale a pena a leitura. E eu confesso, também, que gostei mais de Teardrop do que Fallen (não me matem), talvez pela própria temática das histórias. Enquanto Fallen é mais romântico e melancólico, Teardrop me parece ser mais leve e divertido, apesar de também ter toda a coisa de romance.

O livro foi publicado aqui no Brasil pela editora Galera Record e está a venda em praticamente todas as livrarias. Acho que vale a pena comprar, porque a história é leve e flui muito bem, então você devora o livro todo e nem percebe! :)

Alguém aqui já leu Teardrop?


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que achou do post?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...