Páginas

sábado, 8 de março de 2014

Playlist: Garotas no Rock n' Roll


Hoje é dia 8 de março, dia das mulheres. Hoje é, também, aquele dia em que somos homenageadas de váarias formas em posts no facebook, e recebemos abraços e um monte de coisas. Mas MUITO além do que homenagens e frases bonitas, flores, chocolates e presentes, acho que o importante mesmo é o respeito. Não só hoje, mas nos outros 364 dias do ano. Porque nenhuma mulher deve ser oprimida ou julgada de formas tão grotescas e machistas pela sociedade, e nenhuma mulher tem que "se comportar como menina", "se vestir como menina" ou "fazer coisas de menina". Todas devem o que quiserem, como quiserem, quando quiserem, porque no fim somos todos humanos, todos com direitos. Por isso se você quiser ser vadia, santa, louca, recatada, bruxa, ou qualquer outra coisa, seja. A vida e o corpo são completamente seus, e você deve lutar por isso.

Mas hoje, aproveitando a deixa do dia e deixando de lado minha opinião sobre o que realmente o 8 de março significa, resolvi trazer aqui uma lista de bandas formadas só por garotas! Mulheres que se arriscaram e resolveram lutar contra a maioria esmagadora de homens no rock, provando que música é pra todo mundo. Bora ver?

The Runaways
Acho que hoje em dia é quase impossível ver alguém que pelo menos não ouviu falar das Runaways. Formada nos anos 70, as garotas eram adolescentes na época da formação e sofreram muito preconceito por parte da mídia e das pessoas em geral. Mas elas bateram o pé e estouraram. Também foi daí que duas DIVAS da música surgiram: Joan Jett e Lita Ford. A Cherie Curie voltou a ativa agora também, e ela lançou/vai lançar um álbum novo cheio de participações especiais. O/

Vixen
Vixen é dos anos 80. O som das garotas é o hard rock bem típico da época, e eu confesso que aaamo de paixão tanto elas, quanto o som. Em outubro do ano passado a fundadora e guitarrista da banda, Jan Kuehnemund, faleceu, vítima de câncer :(. Mas elas ainda estão na ativa! Curte aí Edge of a Broken Heart, o maior sucesso da banda:

The Bangles
As meninas do The Bangles fizeram um suuuuper sucesso na década de 80 com músicas como "Eternal Flame" e "Walk like a Egyptian", vendendo feito água no mundo todo. Se você não escutou Eternal Flame alguma vez na sua vida, você pode escutar agora (mas saiba que você é uma pessoa estranha):

L7
A L7 surgiu em 85 em Los Angeles, fundada por Suzi Gardner e Donita Sparks. O som delas é mais voltado para o grunge e elas chegaram a abrir shows pro Nirvana nos anos 90. Eu <3 L7 de paixão e acho que vocês tem que dar uma conferida no som delas pra ontem:

Bikini Kill
Bikini Kill foi formada em 1990 e era bem voltada para o punk. As gurias também foram as pioneiras do Riot Grrrl, um movimento feminista bastante radical (vale a pena dar uma pesquisada no assunto porque é bem interessante!). Escuta aí:

Crucified Barbara
Crucified Barbara é uma banda mais "jovem", digamos assim, mas não muito, porque foi formada em 1998. Antes as garotas tocavam punk, mas logo depois o estilo mudou para hard rock. EU ADORO Crucified Barbara e, inclusive, estou fazendo um plano maligno para ir ao show delas em Curitiba em abril <3. Mas enquanto o show não vem, vou assistir o vídeo de Rock me Like the Devil e roer as unhas:


É claro que, aí, eu coloquei as bandas das quais mais gosto, mas tem várias outras, assim como muitas outras artistas simplesmente incríveis que eu deixei de citar aqui. Mas e vocês, o que acharam das bandas? ^^

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que achou do post?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...